Mochilas escolares…

backpacks-1298160_960_720.png

As férias estão a acabar e, consequentemente, com o ano letivo prestes a começar, surgem os “velhos problemas”, que exigem tentar novas soluções.

Neste contexto, a Deco Proteste fez um estudo em que avaliou o peso das mochilas de alunos de seis escolas públicas e privadas da grande Lisboa, concluindo que cerca de dois terços dos alunos carregam mochilas demasiado pesadas, chegando a atingir 20% a 30% do peso da criança, quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde é no máximo de 10%. Esta situação pode acarretar graves prejuízos para a saúde, nomeadamente ao nível da coluna.

Nas mochilas, para além dos livros, estão cadernos, estojo, dossier,  carteiras e chaves, que são carregados todo o dia, e ainda no percurso casa – escola e volta. A Deco apela à tutela, e às editoras, para implementarem medidas para minimizar este problema, como maior investimento nos conteúdos digitais, livros por fascículos e a instalação de cacifos nas escolas.

Aos pais cabe também a responsabilidade de ficarem atentos ao conteúdo das mochilas, e ajudarem na redução de todo o conteúdo dispensável,  bem como estar atento a eventuais queixas de saúde relacionadas com o excesso de carga.

Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!

back-to-school-2680730_960_720.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s