A esquizofrenia é uma doença mental que afeta 1 em cada 100 pessoas em todo o mundo, tendo, como fatores desencadeantes conhecidos, lesões cerebrais, fatores genéticos e abuso de drogas ilícitas.
Os portadores desta doença têm dificuldade nos seus processos cognitivos, resultando em pensamento desorganizado, alucinações e delírios. É uma doença complexa, que prejudica as atividades do quotidiano do doente, nomeadamente nas relações interpessoais, no trabalho, nos estudos e na vida familiar.
Os doentes com esquizofrenia apresentam uma convicção profunda em situações que não são verdadeiras (delírios), assim como falsas percepções de coisas que na realidade não existem (alucinações).
Esta é uma doença que afeta familiares e amigos, que também devem ser apoiados, nomeadamente com formação sobre a doença e sobre como lidar com este tipo de doentes.
Proteja, assim, a sua saúde e a dos seus!
Não imaginava, realmente, que a taxa era tão elevada! Doença complicada e que necessita de muito apoio, por parte dos familiares e amigos, como diz e muito bem. Quanto à família, também precisará, eventualmente, de acompanhamento, para poder dar o seu melhor. Beijinhos e parabéns pelo texto!
GostarGostar