Já escrevi inúmeras vezes sobre os benefícios de um estilo de vida saudável para a manutenção de um coração com saúde, nomeadamente no que respeita à alimentação, exercício físico e consumo de álcool e tabaco.
Hoje vou sublinhar o papel das emoções já que estas resultam da conexão do coração com a mente, ficando os sentimentos “tatuados” no coração, provocando modificações orgânicas que podem contribuir para o bom ou mau funcionamento do mesmo, podendo mesmo, em casos extremos, levar à morte.
Assim, as emoções positivas, como sejam a paixão, a alegria e a felicidade, fazem “disparar” funções protetoras do funcionamento do coração, enquanto que as emoções negativas, como a raiva, tristeza e frustração, são geradoras de reações que prejudicam o funcionamento cardíaco.
É por isto muito importante melhorar a forma de lidar com as emoções, dando ênfase e valorizando o que é positivo, protegendo assim o coração que é um órgão vital e símbolo das emoções.
Também temos impactos nas emoções dos outros, pelo que sentimentos como a empatia, a bondade e a gratidão devem ser “semeados” por forma a contribuir para corações e sociedades mais saudáveis…
Proteja, assim, o seu coração e o dos outros!
Eu devo ser mal acabadinho, porque não tenho capacidade para odiar…
GostarGostar