Novo ano letivo…

E hoje, na maior parte das escolas do país, começou um novo ano letivo…

Apesar de alguma incerteza e medo, provocados pela situação de pandemia que vivemos, o primeiro dia de aulas não deixa de ser um marco importante na vida de qualquer criança ou jovem.

O cheiro dos livros novos, as folhas em branco e as canetas coloridas, materializam o futuro sonhado, com a grandeza do desconhecido.

O reencontro com os amigos/colegas e professores, ou a sempre exultante possibilidade de fazer novas amizades, é também motivo de alguma ansiedade, mas também de uma incontida alegria.

Guardo na memória estes dias como felizes e gratificantes, num recomeço apetecido, depois das “férias grandes” de Verão.

É na escola que se abre todo um mundo novo repleto de possibilidades, onde adquirimos conhecimentos e desenvolvemos capacidades que nos permitem começar a desenhar o nosso projecto de vida.

Aprendi nomes de países longínquos, os quais só sabia apontar de forma certeira no mapa, e nos quais viajava através do meu imaginário, espicaçando a curiosidade e o conhecimento.

Sabia de cor todos os rios de Portugal, e o mar onde desaguavam, sem nunca os ter visto, apurando-me a curiosidade pelo novo.

Aprendi a dizer toda a tabuada sem hesitações, assim como a fazer contas, cujo resultado atestado pela prova dos nove me dava uma satisfação como quem ganha um jogo.

Mas aprender a ler e a escrever foi a porta que ficou escancarada para o mundo, sendo que ainda hoje continuam a ser das atividades que mais prazer me dão…

Através dos livros o mundo amplia-se para números próximos do infinito.

Hoje sinto o perfume desse tempo reencontrado!!!

(Manuela Resendes)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s