
Esta era uma tradição na minha infância e jogava-se precisamente durante a quaresma, acabando na sexta-feira Santa.
Crianças e adultos jogavam ao belamento, que consistia em combinar com outra pessoa (o nosso adversário no jogo) que durante um determinado numero de dias quem se avistasse mutuamente, e dissesse primeiro “belamente”, ganhava um ponto. No final do jogo ganhava quem tivesse conseguido mais pontos, e o prêmio previamente combinado era normalmente um pacote de amêndoas.
Era curioso o envolvimento que se punha no jogo, inventando estratégias para lubridiar o adversário, alterando rotinas, descobrindo esconderijos e cumplicidades, sempre com o objetivo de surpreender, levando sempre a sonoras gargalhadas e até alguns sustos.
Claro que o melhor era sempre a brincadeira, mas a sensação de vencer, e o prémio inerente, também faziam parte e não eram menosprezados.
Esta tradição tem vindo a cair em desuso e as amêndoas agora chegam-nos a casa em abundância, sem esforço ou disputa, mas seria interessante recuperar uma brincadeira feita de estratégia, cumplicidades e capacidade de imaginação.
Uma Santa e Feliz Páscoa
(Manuela Resendes)

Jogo interessante. Penso que é desconhecido aqui no Continente. Pelo menos na região norte. Eu nunca tinha ouvido falar….
GostarGostar